quinta-feira, 13 de março de 2008

Ainda sobre os trilhos


por Luís César Padilha

Hélio Valadão Júnior é um dos grandes poetas que já conheci. Não só por seus textos, com musicalidade própria e versos simples, mas também pela coerência entre a arte e a vida. Ele vive seus poemas.

Além do amor pela arte, dedicou um tempo de sua vida para pesquisar sobre Santo Antonio de Jesus, a outra paixão poética dele. Nos rumos da história de sua cidade, ele construiu grandes versos, ora elogiando, ora protestando, sempre mantendo seu olhar poético atento à construção do seu mundo.

Uma das mais belas paisagens do passado santantoniense é a da velha estação de trem. O saudosismo marca o texto de Valadão, lembrando o início do progresso comercial da cidade, viabilizado pelas locomotivas. 27º trem fantasma foi o título de seu primeiro livro de poesias, lembrando o que seria a última viagem para Santo Antonio de Jesus.

A segunda versão do poema é utilizada na nossa música Dark city e o 27º trem fantasma. O poema foi publicado originalmente no livro Torneiradas de mim. Eu cuidei de fazer a colagem musical, partindo de uma idéia musical que me foi passada por Marcelo e Andy. Modifiquei muito a música, em relação ao que me foi apresentado. O produto final me agrada muito. É uma das músicas de que mais gosto em nosso repertório.

O texto de Marcelo faz referência à morte como um estação que iremos descer a qualquer momento. Enquanto o texto de Valadão aborda a morte do trem nos trilhos de Santo Antonio de Jesus.



.

Nenhum comentário: