sábado, 26 de janeiro de 2008

EIS


por Luís César Padilha
Quando comecei a compor Eis, não tinha a menor intenção em transformá-la numa música. Antonio Márcio com sua percepção refinada de melodias, foi quem encontrou o caminho. Por incrível que pareça, Eis é a união de três poeminhas escritos em momentos completamente diferentes e foram compostos na ordem apresentada na música. Parece ter sido criada em algum outro plano, já que a espontaneidade foi a essência do resultado obtido. Para completar, a música e os arranjos são muito parecidos, quase o mesmo, desde a primeira execução em ensaios, mesmo tendo passado pela influência criativa de músicos diferentes.

O primeiro dos poemas, Passas, foi construído em uma caminhada que eu fazia entre o Bairro Santa Rita e a Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus. No meio do caminho, um garoto atravessou em minha frente e mudou seu semblante do riso ao choro em questão de segundos. Ele saiu chorando de meu caminho. Mas minha reflexão o construiu de outra forma. Lembro-me de ter retornado para casa só para escrever aquilo que estava repetindo em minha mente. E os quatro versos foram escritos, com a sensação de que havia acabado o poema.

O segundo poema é fruto de uma auto-análise. Era o momento de dúvidas, principalmente com relação ao futuro de um jovem que ainda não havia aprendido o trabalhar. O sentimento de culpa e a vontade de independência repetiam uma angústia interior que simulava um sofrimento. E todas as manhãs, acordava cedo para nada... voltava a dormir. Foi então que escrevi uma determinada frase, repeti a mesma frase e achei que ali o poema terminaria com o efeito de continuidade. Finalizei, então, Mãos sujas.

A terceira parte de Eis é a primeira parte composta em música. Brincando com o violão, encontrei uma seqüência melódica e logo cuidei de encaixar uma letra. Achei tão impressionante o efeito que não parava de repeti-la mentalmente. Parecia que já a conhecia.

Com Ironia pronta com letra e música saí com vontade de mostrar para alguém. Fiquei em uma pizzaria sozinho, quando vi passar em uma moto Antonio Márcio. Ele estava na garupa de Abílio e com um violão. Eles sentaram à mesa e, entre uma cerveja e outra mostrei para Marcinho a música que havia feito. Abílio também colaborou muito com uns poemas eloqüentes de improviso àquela noite se transformar em histórica. No dia seguinte, estava na casa de Antonio Márcio, começando uma superprodutiva parceria musical e de estudos informais. Ficou por conta dele o encaixe entre os três poemas e as melodia que eu passei.

Saí da pizzaria com a impressão de que faltava algo na música para complementá-la. Uma tarde na casa de Antonio Márcio foi o bastante para complementar a criação. Daí em diante, Eis foi música executada na Massaricus Tropicalius, nas boemias com a turma da Conexão Mafiosa (Jaiminho, Kiko, Ênio e Márcio), Junior Quereto, Almir Côrtes e em muitas apresentações minha com Marcinho naquelas canjinhas facilitadas pelos amigos mais competentes.

Eis

I – Passas
Tinha um menino em meu caminho
Ele lacrimejava pedras de calçamento,
Cantava as notas do momento
E minava o riso de um novo tempo.

II – Mãos sujas
Nasce mais uma manhã e o homem sofre.
Nasce mais uma manhã e o homem sofre.

III – Ironia
Pediu tudo que não quis pedir.
Falou tudo que não quis falar.
Morreu só porque não quis morrer.

Nenhum comentário: