por Marcelo Souza da Silva e Daiane Maria dos Santos Ribeiro
O trabalho com Física do cotidiano, com equipamentos tecnológicos ou aspectos naturais nas aulas de física, constituem importantes componentes para o processo de significação do saber da ciência física. No que se refere à utilização da cultura popular nas aulas de ciência, é possível levantar questionamentos como: qual o alcance de uma proposta para atividade educacional com a utilização de materiais relacionados à cultura popular? É possível construir e exercitar cidadania ensinando ciências? Uma boa compreensão de como se produz o saber científico ou como funciona um brinquedo folclórico pode se dá com o auxilio das produções artísticas? Atualmente a pesquisa em ensino de ciências aponta alguns motivos para relacionar ciência e arte, argumenta-se que ao dinamizar as aulas de Física, torna-se explícito que as aulas de ciências, não precisam ser frias e impessoais, mostrando o mundo como se estivéssemos fora dele, ou aparentemente sem nenhuma sensibilidade (Azevedo at. al., 2007). Assim, uma aproximação entre ciência e arte pode ajudar a combater estereótipos que colocam o artista como um sujeito prioritariamente sensível e o cientista como puramente racional, quando na realidade o que existe nas artes e na ciência é uma mistura de razão e sensibilidade na formação e práxis do cientista e também do artista.
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http://periodicos.ifsertao-pe.edu.br/ojs2/index.php/revista/article/view/61/75
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