quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Boas perguntas bobas - O Paradoxo de Olbers


por Marcelo Souza


Quando somos crianças, exercitamos nosso hábito questionador, alimentamos um bichinho dentro de nós que é insaciável chamado curiosidade. Com o passar dos anos, vamos ganhando capacidade de responder perguntas com maior rigor, mas vamos perdendo a capacidade de fazer perguntas, e o bicho da curiosidade geralmente, quando não morre de fome, é subnutrido com ração de conformismos.


Heinrich Olbers, um astrônomo alemão do século XIX, entrou para a história da astronomia com uma pergunta de criança... Por que, à noite, o céu é escuro? Naquela época pensava-se em um universo estático e com infinitas estrelas distribuídas uniformemente sobre o cosmos.


Então a questão é:

A luz apresenta a característica de que cada vez que a distância entre uma fonte de luz e o observador aumenta um certo valor, a intensidade da luz diminui com o quadrado desse valor que a distância aumentou. Também podemos imaginar que se uma camada de estrelas (como uma casca de cebola) situadas a uma determinada distância da terra, o número de estrelas dessa “casca” deveria ser proporcional à área superficial de uma esfera, cujo raio seria a distância entre a terra e esse conjunto de estrelas. Estes dois efeitos se compensariam, o que resultaria em um céu totalmente coberto por estrelas. Ou seja a quantidade de luz que deveria chegar à Terra seria tanto proporcional ao quadrado da distância entre a terra e as estrelas, fontes dessa luz, como inversamente proporcional ao quadrado dessa mesma distância. E, assim, para um universo infinito, o céu seria infinitamente brilhante."


Desde que essa questão foi colocada, ela ocupa os devaneios de astrônomos e filósofos, poetas, curiosos etc. Mas a solução do paradoxo de Olbers, bem como a resposta para alguns outros questionamentos cosmológicos, foi dada pela teoria do BIG BANG. Nesse caso especificamente existem duas questões que devem ser consideradas, a primeira é que o universo tem uma idade limitada, ou seja só a luz de uma quantidade limitada de estrelas teve tempo de nos alcançar, a outra questão é que o universo está em expansão o que promove efeito Doppler na luz (característica observada quando ondas emitidas ou por um objeto que está em movimento com elação ao observador), o que diminuiria seu brilho.


.

Nenhum comentário: