quarta-feira, 2 de julho de 2008

Curiosidades: O Sistema Solar

por Marcelo Silva



A explicação que atualmente é a mais bem aceita sobre a origem do sistema solar é conhecida como: Hipótese Nebular, desenvolvida em 1796 pelo físico e matemático francês Pierre Laplace, baseada nas idéias do filósofo alemão Emanuel Kant.

A Hipótese Nebular consiste em justificar a formação do sistema solar a partir de uma enorme nuvem de gás interestrelar que possuía um movimento rotatório. Essa nuvem é chamada de Nebulosa Solar.

A Nebulosa Solar, que era formada de gás e poeira de elementos químicos injetados no universo por reações produzidas em outras estrelas. Quando esse gás e poeira foi se aglomerando na gigantesca nuvem que girava, foi ocorrendo uma espécie de agrupamento dessas partículas, chamado de colapso, que se deu por ação da gravidade da própria nuvem e à medida que a nuvem colapsava, ou seja, que as partículas se uniam mais, sua rotação aumentava – algo muito parecido com o aumento da rotação de uma pessoa que gira sentada de braços abertos em uma cadeira giratória e tem a velocidade de rotação da cadeira aumentada quando encolhe os braços – com o aumento da velocidade de rotação a nebulosa foi adquirindo forma de “disco” o que justificava o fato dos planetas girarem em torno do sol no mesmo plano e na mesma direção.

A concentração de gás no centro da nebulosa solar daria origem ao sol, já os planetas se formariam do material que compunham o disco. Após o colapso da nebulosa apenas sua região central manteve altas temperaturas e o resfriamento das regiões periféricas da nebulosa implicou na condensação rápida do material que formou aglomerados de composições distintas que viriam a dar origem aos planetas.

Estes aglomerados iniciais que ficavam nas regiões mais próximas ao centro, perderam suas substâncias mais voláteis devido às altas temperaturas, nessas regiões formaram-se os planetas conhecidos como terrosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) nas regiões mais distantes do centro do colapso as baixas temperaturas dariam origem a planetas onde até mesmos substâncias muito voláteis se condensavam, esses aglomerados deram origem aos planetas gigantes gasosos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).

Algumas características do Sol

O Sol é composto prioritariamente por aproximadamente 91,2% de hidrogênio (que ele utiliza como “combustível”), 8,7% de Hélio e 0,1% de Oxigênio e Carbono. Tem uma massa de 1,98 .1030 kg, o que equivale a mais ou menos trezentos e trinta e três mil, quatrocentas e trinta e duas vezes a massa da terra. È de fato uma esfera de gás quente que tem um diâmetro de aproximadamente 12,92 .105 km , só para ter uma noção esse diâmetro seria mais de três vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Algumas Propriedades dos Planetas do sistema

Existem algumas propriedades que permitem conhecer melhor os planetas do sistema solar, essas propriedades seriam

  • A massa do Planeta; que pode ser calculada aplicando as leis de Newton e de Kepler. A massa do planeta tem relação direta com a sua influência no resto do sistema. O número de satélites que tem o planeta, o período de translação do planeta, as marés, tudo isso depende da massa do planeta.

  • Composição Química; que pode ser estimada a partir da densidade média do planeta – a composição química de um planeta revela sua capacidade de reter energia via efeito estufa, o que influencia na temperatura do planeta.

  • A distância do planeta ao sol; que é medida atualmente com o uso de radares, e determina a média da temperatura efetiva do planeta, pois a maior parte da luz que chega aos planetas provém do sol e como a temperatura depende essencialmente da luz a densidade dessa radiação depende da distância, ou seja, quanto mais perto um planeta está do Sol mais quente ele deve ser.

Alguns outros corpos

O Sistema Solar não é composto apenas pelo Sol e os planetas, fazem parte dele também uma enorme quantidade de corpos menores, que fogem ao propósito desse texto tratar detalhadamente, mas, como exemplos, temos os planetóides, asteróides satélites, anéis e cometas.

Tributo aos errantes

O termo planeta se refere àqueles corpos que vagam sem rumo. Na época que estes corpos receberam a denominação de planeta não se compreendia claramente seus movimentos aparentes no céu. Mas os grandes viajantes do sistema solar talvez sejam na verdade os cometas. Eles têm uma órbita elíptica muito excêntrica, quando estão no periélio (região mais próxima do Sol) suas órbitas podem se aproximar das órbitas de Vênus ou até Mercúrio, e quando estão no afélio suas órbitas ficam muito além da órbita de Plutão.

O Mais conhecido dos cometas é, sem duvida, o Cometa Halley, que leva o nome de um célebre astrônomo britânico, amigo de Newton, que em conseqüência da teoria da gravitação newtoniana propôs que os cometas também estariam presos ao sistema solar. Halley predisse que os cometas que apareceram nos anos de 1531, 1607 e 1682 eram na verdade o mesmo cometa, ele ainda previu o retorno do cometa para dezembro de 1758, porem não viveu o suficiente para ver se confirmar sua previsão.

O Cometa Halley tem período de aproximadamente 75,5 anos e a última vez que ele teve ao alcance de “olhos terrestres” foi em 1986, você arrisca prever a próxima aparição?



Bibliografia:

TARSIA, R. D; Astronomia Fundamental –Ed. UFMG, Belo Horizonte 1993.

NUSSENZVEIG, M; Curso de Física Básica - 1 Mecânica – Ed. Edgard Blücher. 1998

MACIEL, W. J; Astronomia e Astrofísica- Curso de extensão universitária – IAG/USP 1991




.

Um comentário:

Anônimo disse...

"tendo a luaaquela gravidade aonde o homem - e a mulher - flutuammerecia  a visita,não de militares,mas de bailarinos..."